Como regularizar CPF suspenso? → Passo a Passo

Você sabia que o seu CPF pode estar suspenso perante a Receita Federal? Isso acontece em muitos casos e isso impede que você realize uma série de serviços, como solicite empréstimos, abra contas, peça cartões de crédito e muito mais.

O CPF pode ter várias situações cadastrais ao longo de nossa vida, dependendo de nossas ações.

\"como

No entanto, quem estiver com o CPF suspenso deve tentar regularizar sua situação o mais rápido possível, para evitar outros problemas. Felizmente, é possível saber o que causou a suspensão do seu CPF de forma simples pela internet, no site da Receita Federal. A seguir, veja como é possível.


CPF suspenso: Motivos

O seu CPF pode ser suspenso por alguns motivos. Essa situação aparece no cadastro do CPF quando há, pelo menos, uma inconsistência cadastral.

Isso significa que o nome do cidadão pode estar incorreto, assim como sua data de nascimento ou qualquer outra informação, além do CPF também poder estar incompleto, sem as informações do seu Título de Eleitor, por exemplo.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Afinal, criamos nosso Título de Eleitor com uma determinada idade, quando já temos o CPF.

Assim, quando o criamos, nossa situação do CPF pode ficar suspensa, exigindo que se faça o cadastro do Título. Além disso, caso as informações do seu Título de Eleitor não batam com as informações da Receita, seu CPF também pode acabar ficando suspenso.


CPF suspenso: o que impede?

Quando você estiver com o seu CPF suspenso, pode ficar impedido de fazer algumas coisas importantes. Quem tem o CPF suspenso não consegue:

  • Abrir nem movimentar contas bancárias;
  • Não pode receber o seguro-desemprego;
  • Não pode ter sua carteira de trabalho assinada;
  • Nem ter acesso aos benefícios previdenciários;
  • Não pode solicitar empréstimos;
  • Não pode participar de concursos público;
  • Não pode tirar passaporte.

CPF suspenso: como regularizar

Para regularizar o seu CPF suspenso, você mesmo deve fazer um pedido de regularização, se for maior de 16 anos.

Caso não possa por algum motivo fazer o pedido, ele pode ser feito por um representante legal, judicial ou por um procurador. Para pessoas menores de 16 anos, o pedido deve ser feito junto à guarde judicial pelos pais, tutores ou responsáveis.

Há uma série de documentos que são necessários para essa regularização e todos podem ser conferidos no site da Receita Federal.


CPF suspenso: onde regularizar

Você pode regularizar o seu CPF suspenso de sete formas diferentes. É possível regularizar no site da Receita Federal, nas entidades conveniadas, nas agências da Receita espalhadas por todo o país e em várias outras entidades e instituições brasileiras.

Pelo site da Receita, é possível fazer de forma gratuita e bem simples. O pedido de regularização pode ser preenchido aqui:

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp

Basta enviar e o seu CPF já ficará regular na mesma hora.

Nas agências da Receita, geralmente ocorrem as regularizações de CPF com ordem judicial. Basta reunir seus documentos e ir até a agência, solicitando a regularização do documento. O atendimento deve ser agendado com antecedência.

About the Author

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *