Como regularizar o CPF na situação pendente de regularização?

O CPF – Cadastro de Pessoa Física – é um de nossos documentos mais importantes.

Ele é emitido e administrado pela Receita Federal e está ligado a serviços fiscais como Declaração de Imposto de Renda e outros.

Todos possuem um CPF, sendo uma das formas de identificação do cidadão. No entanto, o nosso CPF pode acabar ficando irregular por diversas razões, fazendo com que seu uso seja impossibilitado.

Quando o CPF se encontra nessa situação, ele deve ser regularizado pelo indivíduo. Uma das situações mais comuns do CPF é estar pendente de regularização, mas nem todos sabem o que isso significa, nem como resolver. A seguir, você verá todas essas informações.


Situação Cadastral do CPF

O seu CPF pode ter até cinco diferentes situações cadastrais, sendo que cada uma delas possui uma forma de regularização.

Essas situações falam sobre a sua situação fiscal e financeira do momento, por isso é importante sempre consultar o seu CPF e ver como ele se encontra.

\"como

Um CPF pendente, dependendo da situação, pode impedir a abertura de contas, o cadastro em bancos, lojas e sites, e muito mais. É recomendado que cada cidadão realize essa consulta uma vez a cada seis meses, pelo menos.

Como consultar o CPF?

Para saber a situação cadastral do seu CPF, é fundamental realizar a consulta de situação do CPF, disponibilizada pela Receita Federal online.

Isso mesmo, você não precisa ir até uma unidade da Receita Federal para saber sobre isso, tudo o que precisa é ter acesso a internet.

A consulta pode ser feita através do link https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp.

Basta informar o seu CPF e sua data de nascimento.

Clique em “Consultar” e veja o resultado. Na página seguinte, a situação cadastral do seu CPF mostrará uma das cinco situações possíveis.


Como regularizar o CPF pendente de regularização?

Se após a consulta, a situação cadastral do seu CPF mostrar “pendente de regularização”, isso significa que você deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, em pelo menos um dos últimos 5 anos.

Para regularizar a situação, basta entregar as declarações que estejam faltando. Assim que você as entrega, sua situação passa a se tornar “regular”.


Outras situações cadastrais do CPF

A situação “pendente de regularização” não é a única possível ao realizar a consulta do seu CPF.

Seu CPF também pode estar:

  • Suspenso, o que significa que seu cadastro está incorreto ou incompleto;
  • Pode estar cancelado, seja por decisão judicial ou por ter se inscrito várias vezes;
  • Pode estar nulo, o que significa que foi constatada fraude em sua inscrição ou ainda pode estar regular, que é quando não há nenhuma pendência.

Em caso de falecimento do titular do CPF, mostrará essa informação.

Para cada uma das outras situações, podem haver formas de regularizar o cadastro, por isso acesse o site ou entre em contato com a Receita Federal.

Agora que você já sabe como regularizar o seu CPF pendente de regularização, não passará mais perrengue com seu documento.

About the Author

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *