Como fazer a declaração anual do MEI → Passo a Passo
Quem é MEI – Microempreendedor Individual – pode contar com diversas facilidades em sua empresa, mas também precisa ficar de olho em suas obrigações como pessoa jurídica.
Por exemplo, é preciso fazer uma declaração anual do MEI, contendo todos os seus rendimentos. Essa declaração anual precisa ser enviada para o governo até um determinado prazo, por isso todos aqueles que são MEI precisam fazê-la e enviá-la a tempo.
Se você ainda não sabe como fazer a declaração do MEI, poderá conferir a seguir todas as etapas e informações importantes. Confira!
Declaração Anual do MEI
A Declaração Anual do MEI, chamada de DASN, é efetuada por meio do Portal do Empreendedor, que todos possuem acesso, desde que tenham efetuado o cadastro como MEI.
Todos os anos, a declaração deve ser enviada pelo MEI dentro do prazo estabelecido pelo governo, geralmente até o final de maio.
Quando é enviada dentro do período, o Microempreendedor Individual não precisa se preocupar em arcar com multas. Por isso, caso você se torne um MEI nos próximos meses, fique de olho nesse prazo em 2020 para poder enviar sua declaração.
O que consta na Declaração Anual do MEI?
A Declaração Anual do MEI deverá constar toda a sua receita bruta anual do ano anterior, para que assim a Receita Federal possa ter controle sobre isso. Nessa declaração devem constar informações sobre a venda de mercadorias ou prestação de serviços, o que inclui emissão de notas fiscais.
Para obter a informação da receita bruta anual, tudo que o MEI precisa fazer é somar os valores que estão presentes na aba de “Relatório Mensal de Receitas Brutas” no Portal do Empreendedor. Outras informações também devem ser preenchidas na declaração.
Como fazer a Declaração Anual do MEI?
- Para fazer a declaração, você deve acessar o site: www.portaldoempreendedor.gov.br e ir na opção “Declaração Anual – DASN-SIMEI”.
- Informe o CNPJ da sua empresa, os códigos da imagem e clique em “Continuar”.
- Na página seguinte, selecione o ano anterior, que é o que você deseja declarar. Na parte de “Valor da Receita Bruta Total”, coloque o faturamento total da sua empresa, gerado a partir da soma dos meses.
- Quando terminar de preencher, você poderá imprimir a declaração, assim como o comprovante da sua Declaração Anual, que deve ser guardada para apresentar quando necessário.
Também é possível fazer a Declaração Anual do MEI após o prazo estabelecido, mas saiba que haverá cobrança de multa.
Com todas essas informações, você não passará mais perrengue para fazer sua declaração. Ela pode ser feita em poucos minutos e você garante que poderá continuar usufruindo dos seus benefícios e atuando como Microempreendedor Individual.
About the Author
0 Comments